sábado, 31 de outubro de 2009
quinta-feira, 29 de outubro de 2009
Saramago tem razão ...
quarta-feira, 28 de outubro de 2009
Educação, charneira da estabilidade governamental?
Existem vários temas que certamente hão-de jogar com o futuro do novo governo de Sócrates, mas sem dúvida, um dos mais problemáticos terá a ver com as alterações que o governo irá propor ou não, para a avaliação e caracterização da carreira dos professores.
À sombra da maioria absoluta, Sócrates e Maria de Lurdes Rodrigues persistiram na incompetência da criação e implementação de uma avaliação desconexa para os professores, e para uma divisão sem sentido da carreira docente, com um único e simplório objectivo economicista.
Tendo sido no geral, todo o sistema de avaliação para a função pública, (SIADAP), distinguido pela incoerência e injustiça, todas estas inconsistências sobressaíram na avaliação dos docentes, cuja especificidade profissional é bem conhecida de todos.
Mas o problema da Educação não se resumiu aos professores, pois foi implementada uma politica de facilitismo denunciada nas provas dos exames nacionais e nos critérios adoptados para as chamadas “novas oportunidades” que apenas se justificaram devido à obsessão doentia de atingir artificialmente níveis estatísticos europeus pré definidos.
Pondo de lados todas as questões sindicais e politicas, cá estamos nós, todos alegres e felizes, com turmas de alunos ignorantes e deseducados, professores desmotivados e mal-pagos, que simplesmente denunciam a existência de um sistema de educação doente, que a continuar assim, sem sombra de dúvida impedirá que se atinjam os objectivos necessários de qualidade e competência indispensáveis para uma evolução cultural e cientifica efectiva para o nosso pequeno rectângulo situado numa das pontas do continente europeu…
Conseguir-se-à a ambicionada estabilidade governamental?
Tudo pelos Lagartos...
segunda-feira, 26 de outubro de 2009
Vacinação contra a Gripe A chega a Portugal
Finalmente, para sossegar as pessoas que se encontram em trabalhos de risco, chega a oportunidade de vacinação contra a gripe suína.
Não se encontra disponível para todos, nas farmácias…Não sei se infelizmente ou não, pois parece que existem diversos grupos profissionais que se recusam a ser vacinados, como seja o caso dos enfermeiros…
A vacinação não é para todos, mas felizmente os grupos de risco prioritário irão ter direito a ela. E ainda bem que não se esqueceram dos deputados, pois bem vistas as coisas, eles bem que merecem esta bem colocada injecção…
E para os outros que ainda não têm direito a receber a referida vacina da gripe A, só resta o conselho de continuarem a seguir todas as medidas possíveis e imaginárias que sejam úteis para evitar a indesejada transmissão.
Para finalizar, eis algumas sugestões de prevenção que se sugere continuar a adoptar no trabalho de cada um : …
.
domingo, 25 de outubro de 2009
quinta-feira, 22 de outubro de 2009
Benfica 5 Everton 0
quarta-feira, 21 de outubro de 2009
Parabéns Astérix
O mundo está perdido...
Pensando bem, talvez assim, tenhamos, hipótese de ganhar, por uma vez, o festival da Eurovisão...
segunda-feira, 19 de outubro de 2009
Maradona Intocável ?
Será que o Maradão irá ele próprio chupar ?..
.
domingo, 18 de outubro de 2009
sábado, 17 de outubro de 2009
Bilhetes para os U2: Fila Sem Linha no Horizonte...
.
quinta-feira, 15 de outubro de 2009
Trabalhador Português Tipico ?
Há diversas explicações para a falta de produtividade dos portugueses e do País em geral nestes anos de efervescência. Felizmente existem bons exemplos e excepções que se desviam desta realidade, no entanto, esses mesmos, não impedem que o nosso arrastar para a cauda da Europa se torne cada vez mais numa certeza.
Não é possível determinar de repente exaustivamente, todas as causas desta situação, penso no entanto que algumas delas estão relacionadas com o comportamento do trabalhador português típico, que por vezes contém algumas destas características:
- “Deslumbramento saloio” - capacidade de uma pessoa achar que tudo o que é novo é bom, e tudo o que existe está mal feito, consequentemente dever-se-á alterar todo o pré-definido e fazer tudo de novo de maneira diferente. A consequência directa desta mentalidade é o de voltar a cair em erros já em desuso, e perder tempo e dinheiro com experiências inócuas.
- “Chico-espertice”, - qualidade de uma pessoa se considerar melhor que os outros, seguindo o lema “nós somos muito bons e os outros todos são parvos”, consequentemente o que interessa é sacar o máximo possível, e aldrabar tudo hoje porque amanhã não se sabe se cá estamos… Consequências …. (nem é preciso descrevê-las…)
- “Umbiguismo” e “Auto-Promoção” é o que eu intitulo a necessidade explícita de “mostrar serviço” no trabalho. Não interessa o resultado final para a empresa ou serviço, desde que o próprio funcionário saia brilhando. Exemplo disto é a procura e invenção constante de actividades paralelas ao trabalho fundamental, que só provocam uma genérica falta de produtividade e estimulo no trabalho basilar, com único objectivo de auto - beneficiação pessoal.
Imaginem os efeitos destes atributos simultâneamente, na produtividade normal de uma pequena empresa…
Enfim, e estas extraordinárias e excepcionais “qualidades” não se detectam infelizmente, apenas no simples funcionário comum, ou vulgar trabalhador, porque se assim fosse, mais facilmente seriam corrigíveis. O grande problema da situação vigente, é que estas características descortinam-se transversalmente em dirigentes, chefes, directores, políticos, governantes, etc … (E não é preciso procurar muito para descobri-los…) O que torna a situação bem mais interessante…
Claro que existem outros factores ou intituladas “qualidades” do trabalhador português típico que não foram enumeradas, e que por ventura não promovem menos a referida tendência para instalação terminal no caudal Europeu.
Pela importância do assunto (será?) penso voltar a este tema, assim que me ocorrerem outras características comportamentais determinantes …
E também, já agora, se estiverem interessados… agradeço antecipadamente qualquer contribuição sobre o assunto que me queiram transmitir…
quarta-feira, 14 de outubro de 2009
Futebol também atrai a Arte...
.
terça-feira, 13 de outubro de 2009
Black Eyed Peas no topo do mundo...
Tratou-se dum voo com passageiros VIP num boing 737-800 mas parece que foi houve mais que um concerto ...
E para dar um pouco de ambiente a esta noticia junto um interessante e fergielicioso video gravado noutro local e noutra altura....
.
segunda-feira, 12 de outubro de 2009
Reflexão Pós-Eleitoral...
Futuramente, a manutenção do poder de um partido numa Câmara, provirá mais da qualidade do trabalho efectuado e menos da mística individual do presidente. O que sem dúvida, será é um factor positivo. Aí surge a questão da transição. Sabendo a importância da imagem do presidente numa vitória, a maioria dos partidos com presidentes autárquicos a sair, terá tendência em apostar na mudança suave de liderança ao longo do derradeiro mandato. Em certas circunstâncias, irá mesmo apostar na substituição do número um antes do final do mesmo.
Mas este procedimento, só será realmente viável em câmaras que tenham conquistado maioria absoluta, que não terão problemas em garantir a transição do poder, lançando a imagem de um novo presidente. Quando essas maiorias não existirem, as transições suaves tornar-se-ão arriscadas e mesmo inviáveis, pois poderão proporcionar a antecipação indesejada de eleições.
Prevê-se, portanto, nas autarquias sem maiorias absolutas e com presidentes em pré-despedida, muita calminha e estabilidade, nos anos mais próximos… Não vá o diabo tecê-las…
E só ocorrerão verdadeiras e efectivas mudanças no próximo acto eleitoral autárquico…
Este sim, será, para muitas Câmaras do país, quase revolucionário …
...
No que respeita aos resultados eleitorais propriamente ditos, e para as pessoas que se lamentam por alguns desfechos como foram a eleição de Isaltino ou Valentim, refiro apenas que podia ter sido bem pior…
Ora imaginem se tivessem concorrido alguns candidatos que se apresentaram num país irmão…
domingo, 11 de outubro de 2009
Com uma ajudinha da Dinamarca...
Não foi um grande jogo, longe do melhor Portugal de há uns anos atrás... mas estamos na luta para o play off...
.
sábado, 10 de outubro de 2009
Fim de Semana de Decisões ...
quinta-feira, 8 de outubro de 2009
O Valor da Verdade
quarta-feira, 7 de outubro de 2009
Top Video/Eleições
terça-feira, 6 de outubro de 2009
Cartão Vermelho...
Após um (muito curto e passageiro) fim-de-semana de descompressão, aceitei um pequeno desafio que me foi proposto pelo simpático blog Síndrome dos Trinta.
Um desafio não muito fácil de realizar, dado que, para a atribuição de cartões vermelhos, não foram na realidade, garantidas todas as premissas de merecimento.
Pelo referido e após alguma ponderação, não atribuo os seguintes cartões vermelhos:
1- A Pinto da Costa por ter sido pouco cínico ao congratular a equipa de prospecção do Benfica.
2- A José Bettencourt por ausência de dor de cotovelo profunda, quando falou do Fundo de Investimento do Benfica.
3– Aos Portistas por mais uma vez não assaltaram um grande numero de bombas de gasolina, nas suas deslocações ao Algarve, ao ver a sua equipa de futebol.
4- Aos Sportinguistas por não continuarem fortemente a acreditar serem os únicos verdadeiramente prejudicados pelos árbitros.
5- A todos os dirigentes desportivos por através das suas declarações, não incentivarem verdadeiramente a violência no desporto.
5- A Cavaco Silva por continuar efectuar declarações ao país bastante perceptíveis aos portugueses.
6-A António Costa, candidato à Câmara de Lisboa, por apenas por acaso, ter prometido aumentos salariais aos funcionários municipais nas vésperas das eleições.
7- A Maria Emília de Sousa, candidata à Câmara de Almada, por apenas por casualidade, ter colocado cartazes de propaganda eleitoral, parecendo vinte anos mais nova.
8- A Todos os portugueses, por apenas por contingência, continuarem a privilegiar em termos de votação todos os candidatos políticos com graves suspeitas de corrupção.
9- A José Sócrates por se ter transformado numa pessoa não suficientemente intragável.
10- Aos todos os Bloguistas que amuam quando recebem comentários aos seus posts contrários às suas próprias opiniões, por na realidade, efectuarem esse procedimento com muita convicção…
Passo este desafio a todos os que seguem este blog, que não o tenham já anteriormente realizado, e que possuam pachorra suficiente para o fazer…
.
sexta-feira, 2 de outubro de 2009
quinta-feira, 1 de outubro de 2009
O regresso da esperteza.
Não precisou de passar uma semana das eleições legislativas para regressar a politica da esperteza a Portugal.
Foi anunciado com grande pompa que o IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) irá ser ser reduzido, principalmente nos grandes centros de Lisboa e Porto o que certamente irá beneficiar grande número de contribuintes.
No entanto é também referido que para os proprietários beneficiarem da referida redução deverão solicitar uma reavaliação do imóvel.
Começa aqui a esperteza. Por um lado se a intenção é reduzir efectivamente o imposto para quê a necessidade de pedir a reavaliação, porque não se efectua a redução automática?
Por outro lado, algo que muita gente desconhece é que as avaliações com base no novo imposto IMI só começaram ser efectuadas efectivamente a partir (salvo erro) de 2004. Antes disso as avaliações eram efectuadas segundo outros critérios mais brandos correspondendo a contribuições menores.
O que se irá passar na realidade é que muitas pessoas incentivadas pela actual publicidade e pensando que irão ter uma redução de imposto, irão pedir nova avaliação a casas avaliadas antes de 2004, indo receber uma pequena surpresa. O seu IMI, na realidade irá aumentar, e não pouco. Só algumas casas posteriores a 2004 terão uma pequena redução de impostos.
Com esta pequena esperteza o governo irá juntar o útil ao agradável., aumentar a receita efectiva e mais uma vez ganhar publicidade positiva.
Viva a esperteza.
Triste país…
.