quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Ética, o que é isso?


Sou o primeiro a considerar que a vida sem ética não tem sentido. Mas a ética actualmente existe? Na politica, no desporto, no trabalho, no dia a dia?... De que serve a ética presentemente?… Apenas para melhorar a auto-estima/ego pessoal (o que não será evidentemente pouco… Aliás, considerando o sentido da vida, como diria Espinosa… fazer o bem a terceiros, será mesmo o valor fundamental da existência…)

Mas concretizando, com os exemplo que nos deparam, existirá ética na politica?... Na política já nem vale a pena falar… No desporto, o nosso clube tem sempre razão, enquanto os outros são invariavelmente corruptos... No trânsito, o coitado que eticamente dá prioridade aos outros, é gozado indistintamente, e considerado o Pai Natal… No trabalho, o honesto será sempre espezinhado pelo carreirista sem escrúpulos, etc, etc, etc…E ai, de quem tentar ser justo e equilibrado !!… Será comido sem tréguas pelos tubarões…



A ética alguma vez poderá continuar a existir nos dias de hoje?. O presente não é estanque, ele está directamente relacionado com o passado. E como pode haver ética no presente, com os antecedentes existentes. Como poderá um honesto e ético comerciante sobreviver, combatendo as multinacionais e “super-éticas” empresas, ou o historial milenar dos ilícitos enriquecimentos dos poderosos? (e hiper-éticos certamente…)

Considero realmente, pensando bem, que actualmente o que será efectivamente mais ético, é não impor a ética a ninguém. A ética está na consciência de cada um … Pensemos bem, porque não seguir Espinosa?

9 comentários:

Miguel disse...

A ética é a poesia do inocente, o Santo Graal do último dos honestos.

Unknown disse...

Na estação do metropolitano do Parque há uma frase de Deleuze (espero não estar a ser atraiçoado pela memória relativamente à autoria) que define
«Ética como a resposta adequada a cada circunstância»

Saudações

maria teresa disse...

Ética? Ainda existe essa palavra no dicionário?
Abracinho

Luci Cardinelli disse...

Ética realmente é algo de consciência. Mas por ser pessoal, para mim é muito. Quero deitar a cabeça no meu travesseiro tranquilamente sabendo que fiz minha parte.

abçs

Anónimo disse...

ética não é pessoal.. como já se afirmou. Pessoal é a Moral.. não a ética.

se existe ou nao.. who cares? a mim basta-me por comida na mesa todos os meses..! Já fico contente.

Sophie disse...

Obrigada :)

sophiedagbok.blogspot.com

Fê blue bird disse...

Ética, moral, boas maneiras, caíram em desuso, não trazem publicidade e não dão dinheiro, valores essenciais a quem não tem ética nenhuma.
Um abraço

Nevoeiro de Verão disse...

Muito bem escrito...

Fernando Freitas disse...

Penso que a pobre não morreu. Está apenas a tirar um soninho.Coitadinha.
O boneco vale por mil palavras.

See Also

Blog Widget by LinkWithin