sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010
quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010
Tio Patinhas, Shrek e Playstation...
Assim vai o nosso futebol...
terça-feira, 9 de fevereiro de 2010
Cardoso Perdoado...
segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010
Como atingir um objectivo...
domingo, 7 de fevereiro de 2010
Entre Amigos...
sábado, 6 de fevereiro de 2010
A frase...
Sócrates: "Eu não contribuo para a degradação da nossa vida pública..."
Carácter na Politica?... LooL... Ainda existe?...
.
quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010
Será desta ... Será desta?
quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010
Trauma Anti-Benfica...
Escutei uma frase do tipo “ Se tivessem marcado falta, se tivessem marcado penalti, se tivesse ido para a rua, se não tivessem entrado mais dois golos…. se…se…se…talvez o Benfica não tivesse ganho … É extraordinário! É um sintoma que se manifesta neste tipo de programa, a existência sempre de um “combate” (salvo seja), entre um benfiquista e dois "anti-Benfica", o que se torna deveras desequilibrado… Denota-se nestes comentadores "anti-Benfica" uma incapacidade, talvez traumática, de valorizar qualquer forma positiva de jogar do glorioso. Muito poucos destes comentaristas são capazes, por alguma forma, de elogiar o actual bom momento do Benfica, contrariamente ao que tem acontecido com os correspondentes comentadores do lado da Luz, que com pequenas excepções, sempre souberam constatar que, não obstante algumas circunstâncias duvidosas, nos últimos anos o Porto tem demonstrado jogar futebol, assim como o Sporting, a espaços, tem garantido alguma capacidade competitiva, como aconteceu nos tempos de José Peseiro e parcialmente de Paulo Bento…
.
terça-feira, 2 de fevereiro de 2010
Grande Mário Crespo...
"Terça-feira dia 26 de Janeiro. Dia de Orçamento. O Primeiro-ministro José Sócrates, o Ministro de Estado Pedro Silva Pereira, o Ministro de Assuntos Parlamentares, Jorge Lacão e um executivo de televisão encontraram-se à hora do almoço no restaurante de um hotel em Lisboa. Fui o epicentro da parte mais colérica de uma conversa claramente ouvida nas mesas em redor. Sem fazerem recato, fui publicamente referenciado como sendo mentalmente débil (“um louco”) a necessitar de (“ir para o manicómio”). Fui descrito como “um profissional impreparado”. Que injustiça. Eu, que dei aulas na Independente. A defunta alma mater de tanto saber em Portugal. Definiram-me como “um problema” que teria que ter “solução”. Houve, no restaurante, quem ficasse incomodado com a conversa e me tivesse feito chegar um registo. É fidedigno. Confirmei-o. Uma das minhas fontes para o aval da legitimidade do episódio comentou (por escrito): “(…) o PM tem qualidades e defeitos, entre os quais se inclui uma certa dificuldade para conviver com o jornalismo livre (…)”. É banal um jornalista cair no desagrado do poder. Há um grau de adversariedade que é essencial para fazer funcionar o sistema de colheita, retrato e análise da informação que circula num Estado. Sem essa dialéctica só há monólogos. Sem esse confronto só há Yes-Men cabeceando em redor de líderes do momento dizendo yes-coisas, seja qual for o absurdo que sejam chamados a validar. Sem contraditório os líderes ficam sem saber quem são, no meio das realidades construídas pelos bajuladores pagos. Isto é mau para qualquer sociedade. Em sociedades saudáveis os contraditórios são tidos em conta. Executivos saudáveis procuram-nos e distanciam-se dos executores acríticos venerandos e obrigados. Nas comunidades insalubres e nas lideranças decadentes os contraditórios são considerados ofensas, ultrajes e produtos de demência. Os críticos passam a ser “um problema” que exige “solução”. Portugal, com José Sócrates, Pedro Silva Pereira, Jorge Lacão e com o executivo de TV que os ouviu sem contraditar, tornou-se numa sociedade insalubre. Em 2010 o Primeiro-ministro já não tem tantos “problemas” nos media como tinha em 2009. O “problema” Manuela Moura Guedes desapareceu. O problema José Eduardo Moniz foi “solucionado”. O Jornal de Sexta da TVI passou a ser um jornal à sexta-feira e deixou de ser “um problema”. Foi-se o “problema” que era o Director do Público. Agora, que o “problema” Marcelo Rebelo de Sousa começou a ser resolvido na RTP, o Primeiro Ministro de Portugal, o Ministro de Estado e o Ministro dos Assuntos Parlamentares que tem a tutela da comunicação social abordam com um experiente executivo de TV, em dia de Orçamento, mais “um problema que tem que ser solucionado”. Eu. Que pervertido sentido de Estado. Que perigosa palhaçada."
Nota: Artigo originalmente redigido para ser publicacado hoje (1/2/2010) na imprensa.
segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010
Lost
sábado, 30 de janeiro de 2010
Sinal dos Tempos...
Ainda sou do tempo em que na Assembleia da Republica não se diziam só parvoíces...
Sinais do tempo?...
quinta-feira, 28 de janeiro de 2010
iPad ...
Qual a vossa opinião?...
.
quarta-feira, 27 de janeiro de 2010
Telenovelas político/desportivas
Dois assuntos, duas telenovelas.
Por um lado é deprimente o desenvolvimento novelesco efectuado nos últimos dias e horas sobre o orçamento de estado 2010. Impressionante o numero de canais televisivos e não só, que constantemente acompanharam, desenvolveram e comentaram o tema. E para quê ? O resultado final é sempre o mesmo, permanentemente previsível…
E… Com não sei quantos meses para apresentar o orçamento do estado, não é que o respectivo Ministro só o entregou nos últimos minutos (quase segundos) do limite do prazo para entrega ? …
E depois ainda há gente que se admira que os portugueses deixam tudo para a última hora! Ora bolas, os exemplos vêm sempre de cima !…
Para além disto, como de costume, os resultados finais são sempre um espanto, ou seja, propostas de redução do poder de compra, de não subida de salários, promessas de redução do défice e de subida do PIB, propostas que tipicamente e usualmente nunca saem goradas no final dos mandatos !!!
Outra novela, Pinto de Costa e os Túneis…
Depois das escutas, das imagens dos túneis, etc, etc e tal, não é que agora um pseudo jogador com nome de herói de telenovela (Ruben Micael?), após vários meses passados do acontecimento relatado (26 de Outubro), e só após integrar o plantel do F.C.Porto (mas que coincidência!!!), vem denunciar que alguém do Benfica lhe pôs dois dedos encostados à cara ?… Coitadito, mas que maldade !!!
terça-feira, 26 de janeiro de 2010
Benfica All Stars
.
segunda-feira, 25 de janeiro de 2010
Momentos de Descompressão...
sexta-feira, 22 de janeiro de 2010
quinta-feira, 21 de janeiro de 2010
É uma Vergonha!!!
.
quarta-feira, 20 de janeiro de 2010
Estudar Sociologia no Google...
A Sociologia, como uma das ciências humanas que estuda a sociedade e o comportamento humano em função do meio e dos processos que interligam os indivíduos, é uma ciência interessante e fácil de estudar no Google...
Senão vejamos, se começarmos a escrever algumas palavras neste motor de busca, facilmente o Google nos oferece uma listagem das frases mais procuradas, directamente relacionadas com a palavra que procuramos...
É um curioso método para descobrir o que é mais procurado na Internet, assim como para descobrir qual o usual comportamento das pessoas neste meio...
Ora vejamos, se escrevemos a frase "onde posso", o que surge?...
segunda-feira, 18 de janeiro de 2010
Esmiuçar a Calamidade...
Tratou-se realmente de acontecimento terrível. Presentemente, sem sombra de duvida, continua a manter-se, na desafortunada Republica do Haiti, uma situação infernal e horrenda, que merece claramente as mais cuidadas atenções… Mas caramba, sou contra todo este aproveitamento hiper-exagerado dos órgãos de informação, nomeadamente das televisões, relativamente à actual situação confrangedora deste país.
Como de costume, os media, que por vezes parecem sedentos pela miséria e desgraça alheia, descobriram uma nova mina de ouro: o Haiti. Dando, sem hesitação, mais importância para o nível de audiências do que a qualquer outra coisa, já prevemos que este tema venha a ser esmiuçado até à última lágrima, durante os próximos dias e semanas…
Temos assim que suportar estoicamente em todos os noticiários as infindáveis descrições super realistas e detalhadas de toda a adversidade e calamidade alheia.
Este tipo de aproveitamento dos media já por nós é sobejamente conhecido. Quem não se recorda das infindáveis e tortuosas reportagens sobre a Casa-Pia, o Tsunami, o caso Joana, o caso Maddie, etc, etc ?
Eu sei que precisam de encher os jornais de alguma maneira, mas será isto jornalismo de qualidade? … Triste crise de valores…
domingo, 17 de janeiro de 2010
T Shirt da Semana
sábado, 16 de janeiro de 2010
Vamos a la Playa...
Declaração quase ao nível da do Deserto da margem sul...
quinta-feira, 14 de janeiro de 2010
Coerência Politica
Ferreira Leite não concorda com os matrimónios com pessoas do mesmo sexo. Tudo esclarecido! PS a favor, PSD contra. Mil maravilhas…
Mas não é que recentemente surgem novas visões partidárias, super congruentes com o passado recente?! …
O PS considera que caso a nova legislação seja chumbada no tribunal constitucional, irá permitir a adopção entre os casais larilas, porque discorda com as discriminações…
E… Cereja no topo do bolo… Para afinar a coerência, Passos Coelho do PSD vem publicamente afirmar que é acérrimo defensor das adopções nos enlaces gays!!!
Já tinha verdadeiramente saudades desta profunda e coerente consistência politica partidária…
.
quarta-feira, 13 de janeiro de 2010
Terramoto no Haiti
Terramoto de 7 graus de Magnitude e possível previsão de Tsunami na zona das Caraibas...
segunda-feira, 11 de janeiro de 2010
domingo, 10 de janeiro de 2010
Software malandreco...
.
sábado, 9 de janeiro de 2010
Mais Desorientações de Príncipio de Ano...
.
quinta-feira, 7 de janeiro de 2010
Ética, o que é isso?
Sou o primeiro a considerar que a vida sem ética não tem sentido. Mas a ética actualmente existe? Na politica, no desporto, no trabalho, no dia a dia?... De que serve a ética presentemente?… Apenas para melhorar a auto-estima/ego pessoal (o que não será evidentemente pouco… Aliás, considerando o sentido da vida, como diria Espinosa… fazer o bem a terceiros, será mesmo o valor fundamental da existência…)
Mas concretizando, com os exemplo que nos deparam, existirá ética na politica?... Na política já nem vale a pena falar… No desporto, o nosso clube tem sempre razão, enquanto os outros são invariavelmente corruptos... No trânsito, o coitado que eticamente dá prioridade aos outros, é gozado indistintamente, e considerado o Pai Natal… No trabalho, o honesto será sempre espezinhado pelo carreirista sem escrúpulos, etc, etc, etc…E ai, de quem tentar ser justo e equilibrado !!… Será comido sem tréguas pelos tubarões…
A ética alguma vez poderá continuar a existir nos dias de hoje?. O presente não é estanque, ele está directamente relacionado com o passado. E como pode haver ética no presente, com os antecedentes existentes. Como poderá um honesto e ético comerciante sobreviver, combatendo as multinacionais e “super-éticas” empresas, ou o historial milenar dos ilícitos enriquecimentos dos poderosos? (e hiper-éticos certamente…)
Considero realmente, pensando bem, que actualmente o que será efectivamente mais ético, é não impor a ética a ninguém. A ética está na consciência de cada um … Pensemos bem, porque não seguir Espinosa?
quarta-feira, 6 de janeiro de 2010
Desorientações de Princípio de Ano...
.
terça-feira, 5 de janeiro de 2010
828 metros
Torre Burj Dubai ou Burj Khalifa, no Dubai, mais alto edifício alguma vez feito pelo Homem.