sábado, 31 de outubro de 2009

Dia das Bruxas...


Quem não gosta e um belo dia das bruxas ?.
.
Talvez alguns cães ?...

.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Saramago tem razão ...

Saramago tem razão quando afirma que a Bíblia é um catálogo de crueldade...

Desde que Jesus chegou ao Benfica tem sido massacre atrás de massacre...

E já que vem a propósito...
Recordemos um dos melhores golos do Benfica 6 -Nacional 1.

.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Educação, charneira da estabilidade governamental?

Existem vários temas que certamente hão-de jogar com o futuro do novo governo de Sócrates, mas sem dúvida, um dos mais problemáticos terá a ver com as alterações que o governo irá propor ou não, para a avaliação e caracterização da carreira dos professores.

À sombra da maioria absoluta, Sócrates e Maria de Lurdes Rodrigues persistiram na incompetência da criação e implementação de uma avaliação desconexa para os professores, e para uma divisão sem sentido da carreira docente, com um único e simplório objectivo economicista.

Tendo sido no geral, todo o sistema de avaliação para a função pública, (SIADAP), distinguido pela incoerência e injustiça, todas estas inconsistências sobressaíram na avaliação dos docentes, cuja especificidade profissional é bem conhecida de todos.

Mas o problema da Educação não se resumiu aos professores, pois foi implementada uma politica de facilitismo denunciada nas provas dos exames nacionais e nos critérios adoptados para as chamadas “novas oportunidades” que apenas se justificaram devido à obsessão doentia de atingir artificialmente níveis estatísticos europeus pré definidos.

Pondo de lados todas as questões sindicais e politicas, cá estamos nós, todos alegres e felizes, com turmas de alunos ignorantes e deseducados, professores desmotivados e mal-pagos, que simplesmente denunciam a existência de um sistema de educação doente, que a continuar assim, sem sombra de dúvida impedirá que se atinjam os objectivos necessários de qualidade e competência indispensáveis para uma evolução cultural e cientifica efectiva para o nosso pequeno rectângulo situado numa das pontas do continente europeu…

Muito estará o futuro deste governo, não maioritário, dependente do rumo dado à educação..

Conseguir-se-à a ambicionada estabilidade governamental?


Tudo pelos Lagartos...


Sério candidato aos Prémios Stromp 2009 (SCP)...


E como sempre para os lagartos, as coisas no fim não correm lá muito bem...

.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Vacinação contra a Gripe A chega a Portugal

Finalmente, para sossegar as pessoas que se encontram em trabalhos de risco, chega a oportunidade de vacinação contra a gripe suína.

Não se encontra disponível para todos, nas farmácias…Não sei se infelizmente ou não, pois parece que existem diversos grupos profissionais que se recusam a ser vacinados, como seja o caso dos enfermeiros…

A vacinação não é para todos, mas felizmente os grupos de risco prioritário irão ter direito a ela. E ainda bem que não se esqueceram dos deputados, pois bem vistas as coisas, eles bem que merecem esta bem colocada injecção…

E para os outros que ainda não têm direito a receber a referida vacina da gripe A, só resta o conselho de continuarem a seguir todas as medidas possíveis e imaginárias que sejam úteis para evitar a indesejada transmissão.

Para finalizar, eis algumas sugestões de prevenção que se sugere continuar a adoptar no trabalho de cada um :

.


domingo, 25 de outubro de 2009

Mudança da Hora ...


Vamos atrasar os relógios uma hora ...
LOL ...



Infelizmente não é para rir...

.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Benfica 5 Everton 0

Maior goleada de todos os tempos do Benfica em casa para a taça Uefa/ Liga Europa.
Há mais de dez anos que o Benfica não ganhava por tantos ou mais golos para uma competição Europeia (a ultima goleada na luz por 5 ou mais golos foi para a liga dos Campeões em 1998/99 contra o Beitar Jerusalém com vitória por 6-0).


Parece finalmente, que as goleadas não são, mesmo só, para consumo interno...
Atenção, que em jogos oficiais, esta época, o Benfica já marcou 42 golos e sofreu apenas 7...
Até onde irá este Benfica ? ...
.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Parabéns Astérix


Ao fazer 50 anos, é lançado mundialmente dia 22 de Outubro, um novo Álbum da famosa série desenhada de Uderzo e Goscinny ...


E já agora, alguém sabe o significado das seguintes frases em Latim ? ...
Uma pequena homenagem para o primeiro que descobrir, pois certamente possui uma cultura "Astérix" bem significativa...

Alea Jacta Est
Vini Vidi Vici
Ave Caesar morituri te salutant!
Audaces fortuna juvat

O mundo está perdido...


O mundo está mesmo perdido !!! ... Pensava que me faltava apenas ver um porco a andar de bicicleta...


Pensando bem, talvez assim, tenhamos, hipótese de ganhar, por uma vez, o festival da Eurovisão...


.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Maradona Intocável ?


Processo Disciplinar imposto a Maradona pela FIFA...
Boa ocasião para verificar a verdadeira independência e isenção da Federação Internacional de Futebol...
Será que o Maradão irá ele próprio chupar ?..
.




.

domingo, 18 de outubro de 2009

Momentos de Descompressão...

Algures em Sintra.... num dia de Outono...


.

sábado, 17 de outubro de 2009

Bilhetes para os U2: Fila Sem Linha no Horizonte...


Só é incrível, para quem não acompanha o fenómeno... Faltando mais de um ano para o Concerto dos U2 que irá ser tocado em Coimbra, As filas para a compra dos bilhetes, no próprio dia do seu lançamento, ultrapassaram todos os limites do razoável e do esperado. Em certos casos, formadas com mais de 24 horas de antecedência, provocaram a passagem de noites certamente bem dormidas pelos pretendentes ...


E para os felizardos que conseguiram o tão procurado e raro ingresso, cujos preços tinham de tudo menos de barato, só falta mesmo aguardarem pacientemente quase 360 dias...
E ainda bem que já não estamos em crise !!!
... Já agora um cheiro da aguardada tour...



.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Trabalhador Português Tipico ?

Há diversas explicações para a falta de produtividade dos portugueses e do País em geral nestes anos de efervescência. Felizmente existem bons exemplos e excepções que se desviam desta realidade, no entanto, esses mesmos, não impedem que o nosso arrastar para a cauda da Europa se torne cada vez mais numa certeza.

Não é possível determinar de repente exaustivamente, todas as causas desta situação, penso no entanto que algumas delas estão relacionadas com o comportamento do trabalhador português típico, que por vezes contém algumas destas características:

  • “Deslumbramento saloio” - capacidade de uma pessoa achar que tudo o que é novo é bom, e tudo o que existe está mal feito, consequentemente dever-se-á alterar todo o pré-definido e fazer tudo de novo de maneira diferente. A consequência directa desta mentalidade é o de voltar a cair em erros já em desuso, e perder tempo e dinheiro com experiências inócuas.
  • “Chico-espertice”, - qualidade de uma pessoa se considerar melhor que os outros, seguindo o lema “nós somos muito bons e os outros todos são parvos”, consequentemente o que interessa é sacar o máximo possível, e aldrabar tudo hoje porque amanhã não se sabe se cá estamos… Consequências …. (nem é preciso descrevê-las…)
  • Umbiguismo” e “Auto-Promoção” é o que eu intitulo a necessidade explícita de “mostrar serviço” no trabalho. Não interessa o resultado final para a empresa ou serviço, desde que o próprio funcionário saia brilhando. Exemplo disto é a procura e invenção constante de actividades paralelas ao trabalho fundamental, que só provocam uma genérica falta de produtividade e estimulo no trabalho basilar, com único objectivo de auto - beneficiação pessoal.

Imaginem os efeitos destes atributos simultâneamente, na produtividade normal de uma pequena empresa…

Enfim, e estas extraordinárias e excepcionais “qualidades” não se detectam infelizmente, apenas no simples funcionário comum, ou vulgar trabalhador, porque se assim fosse, mais facilmente seriam corrigíveis. O grande problema da situação vigente, é que estas características descortinam-se transversalmente em dirigentes, chefes, directores, políticos, governantes, etc … (E não é preciso procurar muito para descobri-los…) O que torna a situação bem mais interessante…

Claro que existem outros factores ou intituladas “qualidades” do trabalhador português típico que não foram enumeradas, e que por ventura não promovem menos a referida tendência para instalação terminal no caudal Europeu.

Pela importância do assunto (será?) penso voltar a este tema, assim que me ocorrerem outras características comportamentais determinantes …

E também, já agora, se estiverem interessados… agradeço antecipadamente qualquer contribuição sobre o assunto que me queiram transmitir…


quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Futebol também atrai a Arte...


Para além do importantíssimo Portugal Malta, não menos importante é o Argentina Uruguai que irá decidir a qualificação para o mundial da África do Sul.
Será que Ronaldo e Messi irão ao mundial ? Vamos a ver...

E já agora, para quem pensa que o Futebol e Arte são incompatíveis... Que tal perder alguns minutos a observar este vídeo....


Quem se candidata a moralizar semelhantemente a equipa das quinas ?...


.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Black Eyed Peas no topo do mundo...


Os Black Eyed Peas bateram recorde, no passado fim-de-semana, quando actuaram durante um voo de Melbourne para Perth, na Austrália, cantando hits do seu álbum «The E.N.D.» ao vivo e em karaoke a 12.800m de altitude...

Tratou-se dum voo com passageiros VIP num boing 737-800 mas parece que foi houve mais que um concerto ...

E para dar um pouco de ambiente a esta noticia junto um interessante e fergielicioso video gravado noutro local e noutra altura....




.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Reflexão Pós-Eleitoral...


Nestas eleições autárquicas, que ocorreram antes de entrada em vigor da nova lei eleitoral que impede os presidentes de efectuarem mais de três mandatos, voltou a perceber-se que, mais que uma obra bem feita, a personalidade do presidente e o controle da máquina do poder são os factores essenciais para uma grande vitória. Com a nova lei, o culto da personalidade do presidente da Câmara terá tendência a extinguir-se, pois ao fim de um triplo mandato novas caras terão de aparecer. As próximas eleições autárquicas serão assim transformadores.

Futuramente, a manutenção do poder de um partido numa Câmara, provirá mais da qualidade do trabalho efectuado e menos da mística individual do presidente. O que sem dúvida, será é um factor positivo. Aí surge a questão da transição. Sabendo a importância da imagem do presidente numa vitória, a maioria dos partidos com presidentes autárquicos a sair, terá tendência em apostar na mudança suave de liderança ao longo do derradeiro mandato. Em certas circunstâncias, irá mesmo apostar na substituição do número um antes do final do mesmo.

Mas este procedimento, só será realmente viável em câmaras que tenham conquistado maioria absoluta, que não terão problemas em garantir a transição do poder, lançando a imagem de um novo presidente. Quando essas maiorias não existirem, as transições suaves tornar-se-ão arriscadas e mesmo inviáveis, pois poderão proporcionar a antecipação indesejada de eleições.

Prevê-se, portanto, nas autarquias sem maiorias absolutas e com presidentes em pré-despedida, muita calminha e estabilidade, nos anos mais próximos… Não vá o diabo tecê-las…

E só ocorrerão verdadeiras e efectivas mudanças no próximo acto eleitoral autárquico…

Este sim, será, para muitas Câmaras do país, quase revolucionário …

...

No que respeita aos resultados eleitorais propriamente ditos, e para as pessoas que se lamentam por alguns desfechos como foram a eleição de Isaltino ou Valentim, refiro apenas que podia ter sido bem pior…

Ora imaginem se tivessem concorrido alguns candidatos que se apresentaram num país irmão…





Sem mais comentários...

.


domingo, 11 de outubro de 2009

Com uma ajudinha da Dinamarca...


Ainda não foi desta que ficámos fora...
Portugal 3 - Hungria 0


Não foi um grande jogo, longe do melhor Portugal de há uns anos atrás... mas estamos na luta para o play off...
Adversários prováveis para o play off : Rússia, Irlanda, Grécia, França, Eslovénia, Bósnia, Ucrânia.... A coisa não está fácil...


.

sábado, 10 de outubro de 2009

Fim de Semana de Decisões ...


Esperemos que não aconteça ...


Mas parece que estamos dependentes do Ibrahimovic ...

.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

O Valor da Verdade


Qual o Real valor da Verdade na Politica dos nossos dias ?

Maria Emília de Sousa Presidente da Câmara 06/10/2009

Aroeira, Concelho de Almada 2009

Charneca da Caparica, Concelho de Almada 2009

.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Top Video/Eleições


Depois de demorada análise da anterior campanha eleitoral, e extensa pesquisa aos conteúdos da referida acção de propaganda anterior às eleições, foram escolhidos, por este blog, após muita reflexão... os melhores vídeos de propaganda.

Nota: ( A escolha de 2 vídeos do mesmo partido é apenas coincidência e não reflecte qualquer tendência para apoio pré determinado ao Paulinho das feiras...)







.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Cartão Vermelho...

Após um (muito curto e passageiro) fim-de-semana de descompressão, aceitei um pequeno desafio que me foi proposto pelo simpático blog Síndrome dos Trinta.

Um desafio não muito fácil de realizar, dado que, para a atribuição de cartões vermelhos, não foram na realidade, garantidas todas as premissas de merecimento.

Pelo referido e após alguma ponderação, não atribuo os seguintes cartões vermelhos:

1- A Pinto da Costa por ter sido pouco cínico ao congratular a equipa de prospecção do Benfica.

2- A José Bettencourt por ausência de dor de cotovelo profunda, quando falou do Fundo de Investimento do Benfica.

3– Aos Portistas por mais uma vez não assaltaram um grande numero de bombas de gasolina, nas suas deslocações ao Algarve, ao ver a sua equipa de futebol.

4- Aos Sportinguistas por não continuarem fortemente a acreditar serem os únicos verdadeiramente prejudicados pelos árbitros.

5- A todos os dirigentes desportivos por através das suas declarações, não incentivarem verdadeiramente a violência no desporto.

5- A Cavaco Silva por continuar efectuar declarações ao país bastante perceptíveis aos portugueses.

6-A António Costa, candidato à Câmara de Lisboa, por apenas por acaso, ter prometido aumentos salariais aos funcionários municipais nas vésperas das eleições.

7- A Maria Emília de Sousa, candidata à Câmara de Almada, por apenas por casualidade, ter colocado cartazes de propaganda eleitoral, parecendo vinte anos mais nova.

8- A Todos os portugueses, por apenas por contingência, continuarem a privilegiar em termos de votação todos os candidatos políticos com graves suspeitas de corrupção.

9- A José Sócrates por se ter transformado numa pessoa não suficientemente intragável.

10- Aos todos os Bloguistas que amuam quando recebem comentários aos seus posts contrários às suas próprias opiniões, por na realidade, efectuarem esse procedimento com muita convicção…

Passo este desafio a todos os que seguem este blog, que não o tenham já anteriormente realizado, e que possuam pachorra suficiente para o fazer…

.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

O regresso da esperteza.

Não precisou de passar uma semana das eleições legislativas para regressar a politica da esperteza a Portugal.

Foi anunciado com grande pompa que o IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) irá ser ser reduzido, principalmente nos grandes centros de Lisboa e Porto o que certamente irá beneficiar grande número de contribuintes.

No entanto é também referido que para os proprietários beneficiarem da referida redução deverão solicitar uma reavaliação do imóvel.

Começa aqui a esperteza. Por um lado se a intenção é reduzir efectivamente o imposto para quê a necessidade de pedir a reavaliação, porque não se efectua a redução automática?

Por outro lado, algo que muita gente desconhece é que as avaliações com base no novo imposto IMI só começaram ser efectuadas efectivamente a partir (salvo erro) de 2004. Antes disso as avaliações eram efectuadas segundo outros critérios mais brandos correspondendo a contribuições menores.

O que se irá passar na realidade é que muitas pessoas incentivadas pela actual publicidade e pensando que irão ter uma redução de imposto, irão pedir nova avaliação a casas avaliadas antes de 2004, indo receber uma pequena surpresa. O seu IMI, na realidade irá aumentar, e não pouco. Só algumas casas posteriores a 2004 terão uma pequena redução de impostos.

Com esta pequena esperteza o governo irá juntar o útil ao agradável., aumentar a receita efectiva e mais uma vez ganhar publicidade positiva.

Viva a esperteza.

Triste país…

.


See Also

Blog Widget by LinkWithin